Dúvidas Frequentes

 Início → Dúvidas Frequentes

Identificação

Porque a identificação através de documentos é importante?

As pessoas possuem nomes iguais. Por isso é importante apresentar sempre um documento de identificação com foto, possibilitando a conferência de outros dados. Além disso, é fundamental estar de posse da carteirinha do convênio.

Exames

É necessário agendar a realização dos exames? 

Não, a maior parte dos exames da área de análises clínicas pode ser realizada em qualquer unidade sem agendamento prévio. Entretanto, alguns exames podem exigir marcação de horário, condição de repouso prévio e outros preparos.  Entre em contato com o laboratório.

A utilização de medicamentos interfere no resultado do exame? 

Sim, alguns medicamentos podem interferir nos resultados dos exames. Desta forma, é imprescindível informar sempre o nome de TODOS os medicamentos de que fez uso nos últimos 10 dias. Atenção: nunca interrompa voluntariamente o uso de medicamentos para a realização de exames; somente o médico pode orientar sobre esta questão.

A menstruação ou tempo de gestação pode interferir em algum exame?  

Sim, as mulheres têm alterações fisiológicas de acordo com a fase do ciclo menstrual ou da gestação em que se encontram. Assim, é importante informar a data correta do primeiro dia da última menstruação ou o tempo de gestação. Exames de urina devem ser colhidos preferencialmente fora do período menstrual. Além disso, alguns hormônios devem ser dosados levando-se em conta em qual dia do ciclo menstrual encontra-se a paciente.

Por que alguns exames solicitam abstinência? 

As bebidas alcoólicas, o hábito de fumar e/ou atividade sexual recente podem afetar o resultado de determinados exames. Por isso, para alguns deles, pode ser necessária a suspensão temporária. Consulte seu médico e/ou laboratório para verificar a sua situação.

Realizar esforços físicos antes de colher exames interfere no resultado? 

Em determinados casos, o exercício físico em excesso pode alterar os resultados de exames, em comparação àqueles nas condições “basais”, que baseiam os valores de referência encontrados nos laudos. Desta forma, os exames devem ser realizados em condições normais, ou o médico deverá ser avisado de que foram feitos após esforço físico.

Pode haver consumo de bebida alcoólica na véspera da realização dos exames?  

Orienta-se a não consumir álcool nos três dias que antecedem os exames, para não haver alteração nos resultados.

O jejum inclui a ingestão de água? 

Não. Entretanto, deve-se manter a ingestão habitual de água, sem excesso ou escassez.

É necessário jejum para todos os exames de sangue ? 

Não. Alguns exames dispensam a necessidade de jejum. Consulte o Laboratório de Vita para confirmar se o seu exame necessita e qual é o tempo adequado. Para crianças de até 5 anos, pode ser reduzido e, para recém-nascidos, as amostras podem ser colhidas imediatamente antes do próximo horário da amamentação. Havendo urgência ou solicitação médica, o jejum para alguns exames poderá ser dispensado, mas este fato deve ser obrigatoriamente informado no momento da coleta das amostras para que os resultados obtidos possam ser interpretados adequadamente.

O que é “dieta habitual” ? 

É aquela alimentação normal que a pessoa realiza no dia-a-dia, ou seja, não se deve alterar o tipo de alimentos que normalmente são ingeridos.

O que é “dieta especial” ? 

Alguns exames precisam de uma dieta especial antes da coleta da amostra. Apresente seu pedido ao laboratório e informaremos se os seus exames exigem este procedimento. Caso não seja necessária uma dieta especial, os hábitos alimentares devem ser mantidos, objetivando que o resultado demonstre o estado do paciente no dia-a-dia. Independentemente da dieta, o período de jejum para o exame deve ser rigorosamente cumprido.

É possível realizar exames quando a pessoa está resfriada, gripada ? 

Sim. Os exames podem ser solicitados nestes casos. Entretanto, quando são solicitados apenas exames de rotina, o ideal é aguardar, visto que pode ocorrer interferência em certos exames metabólicos e imunológicos.

Coleta

A coleta de sangue dói ? 

Normalmente não. Há a sensação da picada da agulha na pele, mas depende da sensibilidade de cada paciente.

Por que o local da pele fica roxo após a coleta do sangue ? 

Ocorre devido ao extravasamento de sangue pelo minúsculo orifício criado pela agulha na veia, ocorrendo então um hematoma. Na maior parte das coletas, não ocorre formação de hematoma, mas sua ocorrência é normal e está relacionada a diversos fatores: veias finas ou delicadas ou com pressão interna alta; falta de compressão adequada no local após a coleta; uso de medicamentos que alteram a coagulação do sangue; técnica do atendente; movimentação durante o ato da coleta, etc. O paciente sempre deve evitar fazer esforço físico após a coleta. Todo hematoma é naturalmente reabsorvido após um período médio de 3 a 7 dias. Para agilizar seu desaparecimento, deve-se aplicar gelo no local logo após a coleta; fazer compressas úmidas quentes a partir de 24 horas após a coleta.

Porque na maioria dos exames de urina deve-se desprezar o primeiro jato ? 

A amostra de urina que o laboratório analisa é aquela armazenada dentro da bexiga, porém, para que a urina saia do corpo, a mesma percorre o caminho da uretra (canal que liga a bexiga ao meio externo), onde existem bactérias e células que “contaminam” a amostra de urina, dificultando a interpretação por parte do médico. Além disso, em exames de “cultura de urina”, essas bactérias podem se multiplicar nos meios utilizados pelo laboratório, dando a falsa impressão de que existe uma infecção de urina, quando, na verdade, correspondem a bactérias normais encontradas na uretra. Por isso, quando se despreza o jato inicial,faz-se com que a amostra de urina coletada venha sem contaminação da uretra, que foi previamente “lavada” pelo jato inicial.

Como posso proceder a coleta do exame de fezes ? 

Pode-se sentar ao contrário no vaso sanitário (voltado para a parede), fazendo com que as fezes depositem-se na porção emersa interna da louça sanitária, facilitando a coleta. Fezes de crianças: coletar a amostra da porção emersa interna da louça sanitária, diretamente de fraldas ou utilizando frasco limpo inicialmente e depois transferindo a amostra de fezes para o recipiente fornecido pelo laboratório. As amostras de fezes são então colocadas dentro de um ou mais sacos plásticos comuns, para isolamento dos odores característicos e encaminhadas ao laboratório ou guardadas em geladeira (na porta) por no máximo 01 dia.

O que pode significar o pedido de uma nova amostra ? 

Em algumas situações, o material pode ficar ou estar inadequado para a realização dos exames por vários motivos, como: preparo inadequado; condição da coleta e outros, o que interfere nos resultados. Caso isso ocorra, entraremos em contato solicitando uma nova amostra, de forma a garantir a qualidade e segurança do laudo.

A urina para exame sempre tem que ser a primeira da manhã ? 

Não. Os exames de urina podem ser realizados utilizando qualquer amostra de urina, dependendo do que o médico deseja avaliar, mas, geralmente, sugere-se que o paciente colha a amostra após, pelo menos, quatro horas sem urinar. Os laboratórios costumam recomendar a primeira amostra da manhã, pelo fato de ela representar a urina filtrada num período médio de 7 horas, o que a torna mais representativa.

Posso retirar o resultado de Urocultura no dia da coleta, caso seja urgente ? 

Não. O exame de urocultura depende do crescimento ou não do microorganismo em um meio específico, em uma temperatura ideal, o que pode durar, em média, 48 horas. Caso surjam colônias de bactérias, será realizado outro exame, o antibiograma, que auxiliará o médico no tratamento.

Convênio

É necessária autorização do plano de saúde para a realização de alguns exames ? 

Cada plano de saúde possui uma tabela de serviços. Existem exames mais complexos que precisam de autorização prévia para a realização.

Informe-se antes conosco pelo (22) 99724-1885 via Whatsapp ou pelo info@labdevita.com.br

Resultados

Qual o tempo médio para a entrega dos resultados ? 

Disponibilizamos os resultados dos exames no menor prazo possível, porém cada exame tem procedimentos de realização diferentes. Caso você tenha alguma necessidade especial, comunique no ato do seu atendimento e buscaremos a melhor forma de atendê-lo.

Mesmo com um resultado de exame de fezes NEGATIVO posso estar com algum tipo de  verminose? 

Sim. Para aumentar a chance de encontrar ovos, cistos ou larvas nas fezes, recomenda-se a coleta de três amostras, em dias diferentes, mas, ainda assim, o achado das mesmas dependerá dos ciclos reprodutivos dos parasitas.

É possível que outra pessoa retire os resultados dos meus exames ? 

A entrega é realizada apenas para o próprio paciente, mediante a apresentação do comprovante de coleta original ou documento de identidade com foto. Entretanto é permitido ao paciente autorizar a retirada do laudo por terceiros, desde que este apresente o comprovante original. Salientamos que, em alguns casos, é necessário que a autorização seja através de documento por escrito solicitado ao laboratório no ato do atendimento (consulte a recepcionista se algum exame do seu pedido necessita da autorização de entrega a terceiros), sendo obrigatória a apresentação de documento de identidade da pessoa autorizada. Enfatizamos que este procedimento é necessário para que seja mantida a segurança e confidencialidade do laudo.

De que maneira poderei retirar os laudos de meus resultados ? 

Os clientes podem escolher entre várias opções:

- Pessoalmente, com comprovante de coleta e/ou documento de identidade, em qualquer uma de nossas Unidades;

- Por intermédio de terceiro devidamente autorizado, portando o comprovante original da coleta e documento de identidade (consulte a recepcionista se algum exame do seu pedido necessita da autorização de entrega de laudos a terceiros);

- Via Internet: acessar o site www.labdevita.com.br, informar o login e a senha fornecidos no comprovante de coleta. 

O exame para HIV pode ser feito sem pedido médico? Quanto tempo após um contato de risco eu devo fazer o teste? Posso ficar despreocupado(a) se o resultado for “negativo” ? 

Deve-se ter em mente que todo exame laboratorial pertence ao cliente e, portanto, ele tem direito a livre consulta de todo o conteúdo contido no laudo. Mas a interpretação dos resultados cabe ao médico. Particularmente, no caso da “sorologia para HIV”, o laboratório só realiza o exame se o cliente estiver com pedido médico, pois é a garantia de que, independentemente do resultado obtido, o paciente será devidamente orientado pelo profissional, evitando possíveis angústias geradas pelo estigma que envolve esta doença, em especial. O resultado do teste para HIV, assim como outros testes em imunologia, pode ser “falso-positivo” (teste positivo na ausência de doença), “falso-negativo” (teste negativo na presença de doença), bem como “inconclusivo” (quando não pode ser classificado como positivo ou negativo). Isso torna a interpretação complexa, na medida em que resultados positivos devem ser confirmados com outras análises e negativos devem levar em consideração a “janela imunológica”, período em que o paciente já está infectado pelo HIV, mas ainda não possui anticorpos para que o teste mostre-se positivo. A “janela imunológica” geralmente dura duas a quatro semanas, mas esse período pode ser, em muitos casos, superior a 3 meses. Resumindo: no caso deste exame, convém que o paciente sempre procure o auxílio de um especialista para o correto diagnóstico de confirmação ou exclusão de infecção pelo HIV.

Após quanto tempo do atraso menstrual é ideal para fazer o exame de BHCG ? 

O hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (B-HCG) é produzido pela placenta, sendo detectado, tanto no sangue quanto na urina, geralmente 7 dias após a concepção atingindo um pico geralmente aos 3 meses de gestação. Após esse período, verifica-se um declínio gradual. No entanto, seu aparecimento no sangue, assim como as concentrações encontradas, pode variar entre mulheres grávidas. Assim, recomendamos que a data exata para a coleta seja sempre orientada pelo seu médico.

No meu resultado de BetaHCG (teste de gravidez) não está escrito “positivo” ou “negativo”,   como posso saber o resultado ? 

A interpretação dos resultados do exame de BetaHCG não é tão simples quanto parece. Por exemplo: um teste “positivo” pode não significar gravidez, assim como uma mulher grávida pode possuir um resultado “negativo”. Isso ocorre porque, logo após a fecundação de um óvulo, o ovo se implanta no útero e começa então a estimular a produção do BetaHCG em quantidades mínimas, que vão dobrando a cada 48 horas. Sendo assim, existe um período no qual o ovo já existe, já está em desenvolvimento no útero, mas a concentração de BetaHCG no sangue ainda é indetectável.

Qual a diferença entre o exame de BHCG qualitativo e BHCG quantitativo ? 

BHCG qualitativo é utilizado para obtenção de um resultado visual para detecção precoce da gravidez. BHCG quantitativo indica para o médico o tempo de gestação, bem como auxilia em outros diagnósticos.

Quando meus resultados estão fora dos “valores de referência VR” impressos no meu laudo, significa que estão alterados ? 

Nem sempre. Os valores impressos nos laudos são apenas uma referência básica, baseada em literatura ou na média dos resultados encontrados na população geral que frequenta o laboratório. Cabe ao médico que solicitou o exame interpretar os resultados e correlacioná-los com os dados clínicos de cada paciente.

Meu médico questionou algum item do meu laudo, devo entrar em contato com o Laboratório ? 

Sim. É muito importante que o laboratório seja informado sobre quaisquer itens presentes no laudo que, na opinião do médico, não estejam em conformidade com o esperado. Existem inúmeras possibilidades para que um resultado de exame seja discordante da clínica apresentada pelo paciente, como por exemplo, variação cronobiológica, fatores pré-analíticos, analíticos e pós-analíticos. O laboratório adotará as medidas pertinentes ao esclarecimento de cada caso.

Dúvidas e mais informações

O Laboratório De Vita está à sua disposição através do Whatsapp (22) 99724-1885 
e pelo Fale Conosco 
aqui do site.

DE VITA

 

UNIDADES DE COLETA LABORATÓRIO DE VITA

SEDE - NOVA FRIBURGO - CENTRO

Endereço: Rua General Osório, nº 04,  loja 04, loja 05

Telefone: (22) 2519-9777

NOVA FRIBURGO - CONSELHEIRO PAULINO

Telefone: (22) 2527-5669

NOVA FRIBURGO – OLARIA

Telefone: (22) 2523-0737

CORDEIRO

Telefone: (22) 2551-2387

BOM JARDIM

Telefone: (22) 2566-2857

CACHOEIRAS DE MACACU

Telefone: (21) 2649-6582

Em caso de dúvidas, sugestões, elogios ou reclamações, entre

em contato conosco

WhatsApp:

(22) 9 9724-1885

info@labdevita.com.br